Vagas Preferenciais para Autistas, nova credencial de estacionamento em Salvador está disponível
- Centro Palmares
- 25 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de mar.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) está disponibilizando uma credencial específica para que pessoas com TEA, Transtorno do Espectro Autista, possam estacionar em vagas preferenciais na capital baiana. Monique Reis, coordenadora do Núcleo AtipiCidades de Ação Social (NAS), programa do Centro Palmares, participou ontem do programa Balanço Geral, da Record Bahia.
Segundo Monique:
"A iniciativa é um passo importante para garantir os direitos de acessibilidade dessa população. É um importante passo para o dia a dia dessas pessoas e suas famílias”.

Para obter a credencial, que é emitida gratuitamente, basta acessar o site da Transalvador e clicar no campo “Vagas Especiais”. O sistema pode ser acessado com login e senha da plataforma gov.br ou através de um cadastro no próprio site da Transalvador. Em seguida, é necessário enviar a documentação exigida: documento oficial de identificação com fotografia que contenha RG e CPF da pessoa com TEA, comprovante de residência em nome do requerente ou de seu representante legal (com data de emissão não superior a três meses) e um atestado médico indicando a condição de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID), devidamente carimbado e assinado pelo médico.
Os documentos são analisados por uma equipe da Superintendência e, estando tudo em ordem, o solicitante receberá a credencial personalizada por e-mail, pronta para ser impressa. É fundamental que a credencial fique no painel do carro, em local de fácil visualização, para garantir o direito ao uso das vagas preferenciais.
Essa nova medida reflete o compromisso da cidade de Salvador em promover a inclusão e acessibilidade para todos os seus cidadãos, atendendo de maneira específica às necessidades de pessoas com TEA.
Sobre Monique Reis
Nascida no dia 07 de janeiro de 1989, na cidade de Catu, na Bahia. Filha do industriário Osias Lima dos Reis e da dona de casa Leila Lima dos Reis, mudou-se para Salvador em 2014 para dar continuidade aos seus estudos.
Possui formação em Petróleo e Gás pelo Centro Universitário Jorge Amado (2011) e atualmente cursa Terapia Ocupacional na Uniasselvi desde 2022. Especializou-se em Análise do Comportamento Aplicada às Estratégias Naturalistas pelo Instituto Singular (2022) e cursou Ensino de Habilidades Básicas no Autismo pelo Instituto Neuro (2022). Além disso, possui capacitação em VB-MAPP e Portage pela Academia de Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (2023) e realizou curso de especialização de Aplicador ABA pelo Instituto Neuro (2023). Em 2024, cursou Intervenção em ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista com ênfase em Acompanhante Terapêutico pela Faculdade Olga Mettig.
Atualmente, Monique Reis é ativista na causa das mães atípicas, sendo mãe de crianças com Transtorno do Espectro Autista e Transtornos de Neurodesenvolvimento. Como parte de sua atuação, é Coordenadora Executiva do programa Atipicidades do Centro Palmares e voluntária no NAS (Núcleo Atipicidades de Ação Social), uma iniciativa permanente desse programa. Em 2024, participou da caminhada em comemoração ao 2 de Julho ao lado do deputado Hilton Coelho e do candidato a prefeito de Salvador Kleber Rosa.
Monique Reis tem uma trajetória de luta pelos direitos das pessoas neurodivergentes e suas famílias. Atua como coordenadora do Projeto Atipicidades do Centro Palmares de Estudos e Assessoria por Direitos desde 2022. Em 2024, junto com outras integrantes da candidatura coletiva Mãedata, conquistou uma Audiência Pública para reivindicar a ampliação do atendimento e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista nos setores de Saúde e Educação.
Comments