top of page

V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Presidenta do Centro Palmares é eleita delegada nacional

Atualizado: 11 de mar.



Foto: Thassio Ramon


Ontem (24), aconteceu a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada no Gran Hotel Stella Maris em Salvador, durante o evento, Tatiane Souza da Costa, Presidenta do Centro Palmares, foi eleita uma das delegadas para a V Conferência Nacional, em Brasília, em um marco significativo rumo à inclusão e garantia de direitos para pessoas com deficiência.


A cerimônia de abertura contou com a presença ilustre do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, da secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD), Ana Paula Feminella, e de 280 delegados representando os 27 territórios de identidade baianos.


Com o tema "Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCD): construindo um Brasil mais inclusivo", a agenda da conferência estadual visa discutir e articular propostas para políticas públicas relativas aos direitos das PCDs, que na Bahia, somam cerca de 1,5 milhão de pessoas.


O ministro Silvio Almeida destacou a importância do plano nacional e a participação ativa da sociedade na sua concepção, enquanto o vice-governador Geraldo Júnior reiterou o compromisso do Governo da Bahia com a inclusão social e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.



Fotos: Thassio Ramon


Eleita delegada nacional em primeiro lugar de seu grupo, Tatiane Souza, junto com seu filho Nairobi, ressaltou a necessidade urgente de investimento na intervenção precoce e na educação inclusiva e a importância da representatividade e da participação ativa das mães e cuidadores no processo de construção de políticas inclusivas, destacando as dificuldades que são encontradas para a participação nestes espaços.


Nada sem nossos filhos, sem a gente presente, porque somos nós que apanhamos na rua para conseguir um lugar no ônibus, somos nós que estamos morrendo porque não tem suporte para eles, e a gente não aguenta mais viver nesse mundo dessa forma

E concluiu, destacando a urgência de medidas efetivas para garantir os direitos e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias.


Tatiane Souza e Nairobi durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Viver sem Limites II e Conferência Nacional


O encontro oficializou a adesão da Bahia ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite II. Esse plano visa otimizar a captação de recursos pelas secretarias estaduais para iniciativas direcionadas ao segmento, abrangendo desde aprimoramento da gestão pública até o acesso a direitos fundamentais.


O Viver sem Limites II está estruturado em quatro eixos fundamentais: aprimoramento da gestão pública, enfrentamento ao capacitismo, desenvolvimento de tecnologia assistiva e acesso a direitos.


Além disso, a conferência estadual serve como preparação para o evento nacional. As 25 propostas selecionadas nesta etapa pelos 280 delegados eleitos nos 27 territórios de identidade da Bahia serão discutidas no âmbito da V Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência que será realizada no mês de julho em Brasília.


Sobre Tatiane Souza:



Nascida em 20 de agosto de 1997, em São Bento do Sul, Santa Catarina. É ativista pelas causas feministas, negra e da maternidade atípica de crianças neurodivergentes. É presidente do Centro Palmares de Estudos e Assessoria por Direitos desde 2023, está cursando Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é fotógrafa. Atuando ativamente em ações sociopolíticas e projetos sociais. Em 2023, foi uma das idealizadoras da Ação Civil Pública referente à ampliação da Educação Inclusiva, encaminhada ao Ministério Público.


Tatiane também participou da Plataforma dos Movimentos Sociais por um Outro Sistema Político, uma das maiores redes de organizações em prol da garantia dos Direitos Humanos, através do Centro Palmares. Esteve presente na Audiência Pública pela defesa do tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o óleo de canabidiol.


Em 2024, participou da ExpoManas, evento voltado ao empreendedorismo feminino no Pelourinho. No mesmo ano, integrou a Comissão de Paris, representando a luta em defesa do patrimônio imaterial das baianas de acarajé. Sua participação a levou ao Comitê Consultivo de Patrimônio Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO).

Comentários


bottom of page