top of page
Foto do escritorMagdalena Almeida

IV Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo aconteceu no Recife

Encontro marca a revisão do Plano Integrado de Salvaguarda de Frevo e reestruturação do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo.



Nos últimos 27 e 28 de setembro ocorreu a terceira etapa do IV Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, iniciado em 2023, com a finalidade de validar as propostas que passarão a integrar o novo Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, Patrimônio Cultural do Brasil desde 2007 e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2012.


O Encontro foi realizado pela representação da sociedade civil no Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, com apoio institucional da Superintendência do Iphan em Pernambuco, da Fundarpe e da Prefeitura do Recife, representada pela Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, além do Paço do Frevo, que compõem o Comitê. 



As atividades do IV Encontro, de caráter formativo, ocorreram em outubro de 2023, em sua primeira etapa, com a oferta gratuita de oficinas de Adereços, Elaboração de Projetos, Música e Dança, voltadas para a comunidade detentora do Frevo. A segunda etapa constituiu-se de Escutas presenciais, na sede de agremiações carnavalescas, complementada por Consulta Pública online viabilizada pelo IPHAN, visando a atualização dos eixos do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, de 2011. 


Com base nas propostas apresentadas durante as escutas presenciais e virtuais, o Comitê sistematizou as informações coletadas para criação da versão 2024 do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo. Este deverá ser apresentado e validado em plenária durante o IV Encontro, com a finalidade de atualizar o documento. O objetivo é apresentar à comunidade detentora do Frevo o resultado desse amplo processo de levantamento de dados, criando uma nova versão do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo que, pretende-se, deve influenciar políticas públicas em benefício de agremiações, artistas e de toda uma cadeia produtiva ligada ao Frevo.



A programação da terceira etapa do IV Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo teve início no dia 28 (sábado), com um breve histórico dos desdobramentos ocorridos a partir da patrimonialização do Frevo, onde se apresentou um resumo da história do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo e suas perspectivas, seguido de apresentação e debate sobre o resultado das Escutas e da Consulta Pública para a revisão do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo. O domingo, dia 29, teve espaço reservado para lançamento do livro O Frevo no discurso literomusical brasileiro, do Prof. Júlio Vila Nova, validação das propostas e definição de nova constituição do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo e seus componentes. E acabou com Frevo nas ruas do bairro do Recife.


O novo Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo incorporou segmentos estratégicos, como economia criativa, mídias sociais, comunicação, tecnologias e produção cultural, refletindo a necessária ampliação de áreas da produção cultural envolvidas na preservação do Frevo. O segmento de música foi subdividido em duas categorias: canto/intérprete/composição e orquestras, assegurando uma representação mais específica e abrangente. Doravante, o trabalho voluntário dessas representações abraçará o desafio de debater a regulamentação deste coletivo, especialmente visando cumprir sua principal atribuição, que é acompanhar as ações que contribuem com a atenção e o cuidado necessário às pessoas que fazem o Frevo, estimulando novas iniciativas e fortalecendo as que representam a historicidade dessa manifestação.


62 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page