II Caminhada de Conscientização sobre o Autismo reúne multidão em Salvador por mais inclusão e respeito
- Centro Palmares
- há 7 horas
- 2 min de leitura

Ontem (6), Salvador viveu um momento emocionante e repleto de significado com a realização da II Caminhada de Conscientização sobre o Autismo. A mobilização começou às 08h da manhã, com ponto de concentração no Jardim de Alah (Costa Azul), e seguiu em direção ao Centro de Convenções, unindo pessoas, histórias e causas sob o lema: "Por mais inclusão, respeito e educação o ano inteiro."
Organizada pelo Centro Palmares de Estudos e Assessoria por Direitos - Atipicidades, AESOS, Aliança, NACA, Autismo Bahia, Leoas, AADA, GAAMA, Projeto de Mães autistas de Cajazeiras e a FRENTE ÚNICA que reúne diversas entidades comprometidas com os direitos das pessoas com deficiência, incluindo o Centro Palmares, a caminhada fez parte da programação do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mãe Atípica e Presidenta do Centro Palmares, Tatiane Souza comentou da emoção na realização da caminhada que chega a sua segunda edição:
"Foi emocionante ver tantas famílias unidas pela mesma causa. A caminhada é um grito de amor e resistência. Nossos filhos têm voz, têm vez e têm direitos," destacou Tatiane Souza.
Com a concentração marcada para as 8h, as pessoas foram chegando aos poucos e no aguardo foi sendo realizada a distribuição de água para hidratação, doação da Coca-cola e da Associação das Baianas de Acarajé - ABAM, distribuição de copos pela equipe do Salvador Shopping e garrafas pela equipe da Faculdade Anhanguera, além do Viva Gurt Cremosão da Sempre Viva e picolés, geladinhos e pipocas. A caminhada prosseguiu com uma multidão formada por famílias, recebeu grupos de famílias atípicas de outras cidades da região metropolitana de Salvador, tendo como essencial a parceria com a Integra na disponibilização de ônibus. A coordenadora do Núcleo Atipicidades de Ação Social (NAS) programa do Centro Palmares, destacou a importância de espaços públicos para manifestações em prol das pessoas com TEA.
"Nosso papel é justamente ampliar a visão da sociedade sobre o autismo. Com menos preconceito e mais políticas públicas necessárias. Hoje foi uma verdadeira celebração da empatia, do acolhimento e da informação," disse Monique Reis.
Mesmo sendo pensado como um espaço para ser um momento de descontração, com muita música, dança e alegria com o presentes, durante o percurso, falas de representantes e cartazes de coletivos e familiares emocionaram os presentes, trazendo a conscientização do autismo e a realidade enfrentada pelas famílias no dia a dia. Coordenadora do Atipicidades, Fabiana Amorim comentou sobre a caminhada:
"Foi lindo ver tantas pessoas caminhando lado a lado. O Atipicidades, programa do Centro Palmares, acredita no poder dos encontros e da visibilidade. Provamos que unidos podemos transformar realidades," disse Fabiana Amorim
Gratidão aos apoiadores
A Frente Única PCD, através do Centro Palmares agradece profundamente o Apoio: Salvador Shopping, Coca cola, Integra (ônibus), ABAM, Faculdade Anhanguera, Rotary, Sidney Simões - Drone, Adán Personal Trainer - TREINEBE, Confabularte, Chamego Doces, Dra.Carolina Seixas, JVL Produções e eventos, Santana Advogados, Cremosinho, Patrulha Canina, Trenzinho da Península, SEMPRE VIVA, TIO CHAVE e a todas as famílias atípicas, apoiadores, organizações da sociedade cível que colaboraram para realização da caminhada.
Órgãos:
1ª Vara da Infância e Juventude
Sudesb
Sempre/Secretaria da Mulher - prefeitura de Salvador
Polícia Militar
Transalvador
Que tornaram esse grande encontro possível.
Comments