top of page
Foto do escritorCentro Palmares

Ciclo de Debates da RBJA aborda racismo ambiental como questão central na crise climática




A Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) organiza o ciclo de debates “Olhares sobre Justiça Ambiental e Clima: A Centralidade do Racismo Ambiental no Enfrentamento da Emergência Climática”, que ocorrerá em três encontros nos dias 31 de outubro, 22 de novembro e 29 de novembro, sempre das 14h às 16h30. Com inscrições disponíveis pelo link na bio do perfil @rbjaativa, o evento traz discussões essenciais sobre as conexões entre mudanças climáticas e racismo ambiental, sublinhando a importância de uma abordagem inclusiva na transição para um modelo de desenvolvimento sustentável.


Desde sua criação em 2001, a RBJA destaca a urgência de questionar o modelo de desenvolvimento brasileiro, que frequentemente agrava a desigualdade social e o racismo ambiental, especialmente em áreas de povos e comunidades tradicionais e em zonas urbanas impactadas pela degradação ambiental. A Rede reforça que esses territórios, preservados por suas comunidades, têm papel vital na manutenção climática, protegendo biomas, águas e florestas, e exige que suas vozes sejam centrais no debate climático.



O ciclo de debates busca provocar uma leitura mais ampla e inclusiva sobre a emergência climática, promovendo a centralidade das questões sociais e raciais nas ações de transição energética, combate ao desmatamento, e mitigação e adaptação climática. Enfatizando a participação ativa das populações afetadas, o evento é um convite à reflexão sobre a necessidade de alternativas que transcendem a mera redução de emissões de gases de efeito estufa, reconhecendo as implicações socioambientais da crise climática.


Para participar e obter mais informações, basta acessar o perfil oficial da RBJA no instagram, @rbjaativa.

34 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page