A Câmara Municipal de São Francisco do Conde sediou um evento de grande relevância para a comunidade: o Seminário "Como Trabalhar com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Prática". Reunindo especialistas de diversas áreas, o encontro proporcionou um espaço de debate e aprofundamento sobre as melhores práticas para o atendimento e cuidado de pessoas com TEA.
O encontro abordou diversos aspectos do TEA, desde a sua definição e diagnóstico até as mais recentes estratégias de intervenção. A psicóloga Claudiane Marques apresentou um panorama atualizado sobre o conceito, destacando a importância da intervenção precoce e do acompanhamento multidisciplinar.
Vanessa Alcântara explorou o poder do brincar como ferramenta terapêutica, enquanto Deise Canal abordou as estratégias para lidar com comportamentos desafiadores. Taciane Novais trouxe colocações sobre a comunicação e suas particularidades no TEA, e o Dr. Fernando Lauria aprofundou o tema das funções executivas.
Fotos: Mateus Braz
O evento também contou com o apoio da UNIASSELVI representado por Alysson Belmonte, na qual a parceria contou com o sorteio durante o evento de 10 bolsas de 50% de desconto nos cursos da área de saúde, além de isenção do valor de matrícula para quem realizasse sua matrícula no dia do evento. A UNIASSELVI já possui essa parceria de outrora, cedendo alguns de seus espaços para sediar os atendimentos e reuniões do Grupo TEAMAR, tais atendimentos antes da parceria eram realizados de forma remota.
A presidente do Centro Palmares, Tatiane Costa, marcou presença e protagonizou momentos de grande impacto. Em suas duas intervenções, Tatiane não apenas reforçou a importância da inclusão, mas também fez um chamado à ação para que os poderes públicos e a sociedade civil se unam em prol de políticas públicas mais efetivas para as pessoas com TEA.
"A verdadeira inclusão não é apenas abrir portas, é garantir que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas. É preciso que nossos governantes compreendam a urgência de investir em educação, saúde e assistência social para as pessoas com TEA",
Tatiane Costa
Fotos: Mateus Braz
O Centro Palmares possui um papel importante também para não só o evento, como também para o projeto, viabilizando espaços, grupos de acolhimento, e profissionais da área de saúde para fornecer atendimento gratuito às pessoas com TEA da região. Para encerrar o evento, a cantora Tainá Cristina fez um dueto com Beatriz Pereira, filha autista de Manuela Pereira, performando a canção “Lua de Cristal”, composta por Xuxa.
Manuela Pereira, idealizadora do projeto TEAMAR, e organizadora do evento, também se posicionou:
"Tem 4 anos que estou nessa jornada, de ajudar as mães, tentar levar formações pra elas, e há um ano eu fundei as Atípicas, onde começamos fazendo Lives, e depois iniciamos com as formações. E pelas dificuldades que as mães e professores têm de lidar com crianças autistas aqui no município, a gente fez esse seminário, de como trabalhar com o TEA na prática. As fonoaudiólogas, psicólogas, o Dr Fernando, se voluntariaram para fazer a palestra. O Centro Palmares nos dá esse suporte com os atendimentos, com os profissionais da saúde para fazer os atendimentos”
Mateus Braz e Monique Reis, respectivamente Assistente de Comunicação e Coordenadora do NAS, destacaram a importância da comunicação clara e transparente para promover a inclusão. A palestra demonstrou que a gestão de práticas inclusivas é fundamental para garantir o acesso aos direitos e a qualidade de vida das pessoas com TEA.
O evento em São Francisco do Conde representou um marco na discussão sobre o TEA na região. Ao reunir especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil, a palestra demonstrou que a construção de uma sociedade mais inclusiva é um processo contínuo que exige o engajamento de todos.
留言