Na sexta-feira (7) o Centro Palmares, representado pela Diretora de Finanças Elayne Souza, junto com o Núcleo Atipicidades de Salvador, através de Fabiana Amorim e Monique Reis, e o núcleo de Itaparica, representado por Rosana da Hora, reuniu-se com a Secretária de Saúde de Itaparica, Michele Marques. O encontro contou com a participação de outras mães envolvidas na mesma causa e teve como pauta a atuação do Centro Palmares no município, bem como o estabelecimento de metas e estratégias de inclusão para melhorar a qualidade de vida de famílias e crianças atípicas.
Rosana da Hora destacou a necessidade urgente de apoio e atenção do município às famílias atípicas e comprometeu-se a auxiliar a gestão de saúde com o levantamento do número de pessoas diagnosticadas.
Fabiana Amorim enfatizou a importância de conscientizar as escolas sobre o autismo em Itaparica, incentivando famílias a buscar a intervenção precoce no diagnóstico de TEA. Essa conscientização, além de apoiar as famílias, ajudaria a secretaria de saúde no mapeamento dos pacientes.
Monique Reis apresentou as diversas formas de atuação das mães atípicas na Bahia, sensibilizando sobre a importância de uma ação afetiva do município e seu impacto positivo na vida das famílias, especialmente das mães de pessoas com autismo.
Durante a reunião, uma das mães presentes desabafou sobre as dificuldades de transporte para tratamento em Salvador. Em resposta, Monique Reis e Elayne Souza sugeriram que o município providencie vans para o transporte dos pacientes e acompanhantes entre o terminal das lanchas e os hospitais de tratamento, garantindo um deslocamento mais seguro e eficiente.
A Secretária Michele Marques solicitou a Rosana da Hora um levantamento da demanda, incluindo o número de pacientes, dias e locais de tratamento, e comprometeu-se a buscar formas de viabilizar o transporte necessário. Ela reforçou seu compromisso com a saúde da população de Itaparica e afirmou o desejo de fortalecer a parceria com o Centro Palmares para, juntos, criarem um centro de tratamento especializado no município, assegurando maior qualidade de vida para as pessoas que dependem desse serviço.
Comentários